top of page

Criatividade

  • requintearquiteton
  • 30 de nov. de 2015
  • 2 min de leitura

Quando um indivíduo se depara com alguma situação problema, há vários caminhos a serem percorridos e encontrar esses caminhos, ou seja, dar uma solução ao problema surge então a criatividade. Em suma a criatividade é a capacidade que o indivíduo tem de se sobressair de diversas situações, seguindo essa linha de raciocínio o arquiteto deve ser um profissional criativo, pois sua profissão exige respostas rápidas e certeiras além de que ele necessita de ter um raciocínio lógico que abrange infinitas possibilidades.

Rubem Alves em seu livro “Ostra feliz não faz pérola” em uma crônica defende a ideia de que os animais não são seres criativos pois eles já nasceram perfeitos. Por exemplo, um caramujo irá sempre produzir sua concha da mesma forma que a borboleta produzirá seu casulo, tudo acontecerá perfeitamente pois os animais são perfeitos e já nascem assim. Já os seres humanos são imperfeitos, sendo assim eles precisam criar, precisam inventar, ou seja, a criatividade vem da imperfeição.

A figura acima mostra uma cadeira produzida pelos alunos de arquitetura da faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Ribeirão Preto, na disciplina de plástica lecionada pelos professores Dante Veloni e Edson Salerno cujo o objetivo era produzir uma cadeira com um design sofisticado, e que fosse sofisticada e trouxesse conforto.

Como podemos observar nessa imagem essa cadeira possui certo ângulo de inclinação o que a torna ergonômica, ela reproduz as curvas da coluna humana como se fosse para “abraçar” o indivíduo o que a torna confortável em termos de estrutura o pé da cadeira não apresenta um ângulo reto o que provoca um ar de leveza e desempenha um certo design. O profissional de arquitetura deve pensar nesses aspectos antes de realizar um projeto, e junção desses quesitos advêm da criatividade.

Como podemos observar na parte trazeira da cadeira o móvel é formado por vários filetes de mdf de 6 milímetros que encaixam entre si perperdicularmente formando um ângulo de 90 graus, e é isso que sustenta a cadeira. Pensar em uma cadeira que é feita apenas de mdf encaixado é sem duvida algo criativo além de sustentável.

É cábivel, portanto, através desses exemplos que o arquiteto é responsável pelo desempenho tecnico de diversas áreas de um projeto e que a junção da ergonomia, desing e estruturas não é possível sem a criatividade.


 
 
 

Comments


Featured Posts
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2023 por CRIeME. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook Clean Grey
  • LinkedIn Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
bottom of page