O que é Requinte Arquitetônico?
- requintearquiteton
- 10 de nov. de 2015
- 2 min de leitura

O trabalho retrata o tema requinte arquitetônico, cujo objetivo principal é explorar e buscar o conhecimento da relação entre três áreas que estão embutidas na arquitetura: design, ergonomia e estruturas. Afim de buscar novos conhecimentos nessa área e entender se o arquiteto é capaz de produzir projetos em diferentes áreas, sem perder seu foco.
De maneira geral “A função do design de interiores é entender, interpretar, projetar, intervir e conceituar os diversos espaços que o homem ocupa. Pesquisar e estudar a complexidade das atividades dos seres humanos considerando os aspectos: ergonômicos, tecnológicos e éticos. Compreender o conforto ambiental e a composição espacial dos interiores...” (MADSEN)
Atualmente cogita-se com frequência a palavra ergonomia, o tema em questão trata-se do estudo da interação entre seres humanos e máquinas. No ramo da arquitetura a ergonomia consiste em projetar edifícios e objetos que apresenta harmonia e conforto.
No trabalho será apresentado por exemplo relação que há entre um indivíduo e uma cadeira, o desempenho da estrutura dessa cadeira, a maneira como é projetada: como o ângulo de inclinação para melhor conforto do indivíduo qual irá usa-la.
No mundo arquitetônico muito se discute sobre estruturas, pois a estrutura de um projeto é o esqueleto, sendo a base principal para que um edifício fique em pé. No trabalho discutiremos a ideia dessa estrutura que no caso é mais para o campo de engenharia civil em relação as estruturas do mobiliário. Buscando entender essa relação íntima e a capacidade que o arquiteto tem tanto em projetar uma casa de dentro para fora ou vice e versa.
Para atender nosso objetivo como dito a princípio buscaremos a relação dos itens citados a cima no ponto de vista de um profissional arquiteto, tendo como base a criatividade e seus conhecimentos.
Comments